Uso da internet
- Ana e Rose
- 15 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Você sabia, que a internet foi criada na década de 1960, nos Estados Unidos e no final da década de 1980, chegou ao Brasil, tornando -se pública e comercial a partir de 1990.
Hoje, 90% das residências brasileiras tem acesso à internet podendo enviar mensagens rapidamente, fazer pesquisas (Google) e acessar redes sociais.
Através das redes sociais, que são espaços onde os usuários possuem um perfil, as pessoas compartilham suas opiniões sobre assuntos diversos, postam fotos próprias, dos outros e de qualquer coisa, conectam-se com outros amigos, estabelecem locais para conversas e debates etc."
Pensando nas pessoas com deficiência intelectual, devemos nos atentar a questão da segurança na internet, pois a conexão entre as pessoas no mundo virtual é mais dinâmica, mas não é concreta.
A pessoa com déficit intelectual pode não perceber as expressões do outro através do computador e muito menos no celular onde o visor é ainda menor.
A internet criou padrões de comportamentos que ao mesmo tempo que parece que as pessoas estão mais próximas, elas se tornam mais frágeis. Tudo é muito sútil.
É fundamental aprender a usar esse meio de comunicação de uma forma que favoreça nossa vida e que estejamos em segurança.
Conversar de uma maneira clara com seu filho sobre os perigos que existem na internet e que pode lhe pedir ajuda quando tiver dúvidas:
- Lembrar que “nem todas as pessoas são amigos na internet!”
- Não aceitar pedidos de amizade de quem não conhece.
- Nunca compartilhar dados pessoais em canais como WhatsApp, Instagram etc.
- Não entrar em links desconhecidos.
- Combinar sobre os horários e o tempo de uso da internet
- Instalar recursos de segurança nos celulares, tablets e computadores.
- Colocar os celulares, tablets e computadores em um espaço onde os pais possam estar atentos com quem os filhos conversam e sobre os conteúdos pesquisados.
Dicas de leituras:
10 dicas para proteger as crianças na internet, por
Karina queiroz
Fontes:
Comments